segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vítoria na Conferência Nacional de Educação


De 28 de março a 1 de abril foi realizada em Brasília a Conferência Nacional de Educação que jogou papel fundamental no que vai nortear a nossa educação para os próximos anos.

Um espaço democrático de discussões onde todos os delegados ali presentes tiveram a oportunidade de debater sobre a educação brasileira. Dentre os debates propostos pela conferência que foram aprovados pelo plenário está a eleição para diretores de escolas, máximo de alunos por turma que são de 15 na pré-escola, 20 no ensino fundamental, 25 no ensino médio e 30 no ensino superior além de que, 10% do PIB brasileiro devem ser investidos em educação, eleição direta para dirigentes de instituições públicas, assistência estudantil, reserva de 50% das vagas em universidades públicas para alunos oriundos de escolas públicas (respeitando a proporção de negros e indígenas da população de cada estado, de acordo com o IBGE) e a nossa principal bandeira do Movimento Estudantil foi aprovada com todo o plenário gritando ” Sou Brasileiro, não abro mão, quero Pré-Sal para a educação” que unificou não só o movimento estudantil mas sim, professores, funcionários e todos aqueles que querem uma educação ampla e de qualidade, foi desse jeito que aprovamos os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação .

“Essa vitória é reflexo de nossa batalha durante a semana anterior, na Jornada Nacional de Lutas do ME, quando de Norte a Sul do país estudantes foram às ruas reivindicar que a riqueza do pré-sal fique com os brasileiros”, comemorou Augusto Chagas, presidente da UNE, referindo-se à bandeira unificada que alinhou o movimento estudantil.

As propostas aprovadas pela Conae servirão de base para a formulação do próximo Plano Nacional de Educação (PNE), que foi exaustivamente debatido desde as etapas municipais até que se chegasse a Brasília, o Novo Plano será votado no Congresso Nacional, em 2010 e estabelecerá princípios, diretrizes, prioridades, metas e estratégias para educação no pais entre 2011 e 2020.




Em meio às discussões para a aprovação do documento final eis que surge o Presidente Lula, que foi recepcionado com gritos do plenário como “Lula, guerreiro do povo brasileiro”. Após a calorosa recepção o Presidente parabenizou a todos os presentes na conferência dizendo “todos têm direito de acesso a uma educação de qualidade” manifestando alegria de ver a sociedade comprometida com o debate da Educação. Ao final descontraidamente tirou o microfone do púlpito e conversando com os presentes disse que “vai quebrar a cara quem pensar que eu vou ser um ex-presidente, porque a minha luta não era só para ganhar a presidência, precisamos construir mais coisas nesse país”.




Saímos dessa Conferência de Educação com o sentimento de dever cumprido e sabendo que a LUTA só está começando e que a UJS ainda tem muito chão e muito debate a travar para que num futuro próximo possamos conseguir a educação que tanto queremos

Nenhum comentário:

Postar um comentário